Há pouco mais de um mês comemorávamos um dia muito importante para a sociedade. Isto porque no dia 22 de abril, comemorou-se o Dia da Terra. Pode parecer uma data insignificante em um primeiro momento, mas o dia foi conquistado com muito suor pelo ativista Gaylord Nelson, em 1970, e tem como objetivo ressaltar práticas mais saudáveis para o meio ambiente, criando uma consciência unificada em relação aos problemas de contaminação e conservação da biodiversidade. A data visa ainda práticas comuns para vivermos em uma sociedade mais sustentável.
Pensando neste aspecto, devemos nos colocar como protagonistas na busca de um mundo melhor, tanto como indivíduos como também no sentido de donos do nosso negócio. Além de cuidar do ambiente no âmbito doméstico, é fundamental estendermos boas práticas para nosso local de trabalho, especialmente tendo em vista que é nele que passamos a maior parte do nosso dia. Com isso, seguem algumas dicas que podem transformar seu local de trabalho em um lugar muito mais amigo do ambiente:
1- Abuse de plantas
Pode parecer uma dica super simples mas acredite, faz toda a diferença! Além de ser excelentes para decoração, o uso das plantas permite uma maior renovação do ar, transmite frescor e regula a temperatura do ambiente. Por serem consideradas como “bombeadoras” de água, as plantas ainda ajudam a equilibrar o ecossistema, através da evaporização. É necessário analisar as condições do ambiente antes da escolha das plantas, mas entre as queridinhas estão as bromélias, palmeiras, lírios, orquídeas e suculentas.
2- Dê uma chance para transportes alternativos
Um dos grandes vilões do meio ambiente são os automóveis. Representando 73% da emissão de gases efeito estufa só em São Paulo, os carros tem perdido espaço frente à uma maré de transportes alternativos. Desde patinetes até bicicletas alugadas, cada vez mais vê-se uma crescente no uso de formas mais sustentáveis de locomoção. E pra quem realmente não se dispõe a abrir mão das quatro rodas, a carona solidária vem como uma sugestão, já que mais pessoas ocupando um único carro significa menos veículos nas ruas e, consequentemente, menos agressão ao ambiente.
3- Cuidado com o consumo excessivo de energia
A energia é inevitável para que um local funcione em sua plenitude. Mas isso não significa que ela deva ser desperdiçada. Desde à escolha das lâmpadas (trocando as incandescentes pelas de LED, que apesar de mais caras, duram mais) até o uso consciente do ar condicionado (racionando e reutilizando o mesmo) faz a diferença. Outro ponto importante é o uso correto dos computadores evitando deixá-los na tomada por períodos longos e utilizando sempre do modo descanso, para economizar energia. A economia se estende também às impressoras, optando por impressões frente e verso e adequando o texto ao formato da página de modo a não desperdiçar papel.
4- Optar por luz natural e cores claras
Apostar em um ambiente arejado e claro, contribui para economia, sendo que esta se estende ao bolso também. Com menos gasto em energia pode-se investir em infraestrutura e otimização ambiental, optando por ambientes com cores relaxantes e que permitam um maior aproveitamento do ambiente de trabalho . Todo mundo sai ganhando.
5- Objetos reutilizáveis
Dispense os copos e pratos descartáveis e comece a levar sua própria xícara, seus próprios utensílios. Afinal, nada melhor do que ter algo seu no teu cantinho de trabalho, não é?
Mais do que uma moda, o consumo consciente é algo que veio para ficar. Nos custa apenas engajamento e o resultado beneficia a nós mesmos e as futuras gerações. Já podemos começar?
Tanara Fagundes para Brains Coworking