De uns anos pra cá a sociedade tem visto grande valor na troca de bens materiais/consumo por experiências. Longe de o consumo ser deixado de lado, mas a forma como consumimos e, mais do que isso, O QUE consumimos, faz toda diferença da nossa vida profissional. Neste contexto, o hábito de investir em uma viagem acaba se tornando mais atrativo para algumas empresas e profissionais liberais do que investir em um celular, ou em uma instalação nova no escritório, por exemplo.
É nesta nova realidade que surgiu o modelo de viagens Bleisure. O termo é a junção das palavras business (negócios) e leisure (lazer), ou seja, uma viagem a trabalho com momentos de lazer. Esta iniciativa, muito comum no mercado corporativo internacional, tem crescido em solo brasileiro. Não só empresas como profissionais liberais tem investido e tirado proveito deste novo formato de viagem, afinal, o lazer durante passeios a trabalho torna a experiência mais rica e mais fácil de ser convertida em ônus para seu modelo de negócio. Isso significa, basicamente, que uma viagem corporativa não precisa ser algo cansativo e monótono, muito pelo contrário. Além de ser possível aproveitar as paisagens do destino e conhecer os atrativos turísticos, a chance de fazer network em uma vibe totalmente nova é certa.
No Bleisure, o período de estadia tem dois ou três dias inclusos a mais justamente para que a pessoa “turiste”. Sem contar que os horários de reuniões costumam ser mais flexíveis, de modo a deixar a experiência o mais dinâmica e interativa possível.Outra característica deste perfil de viagem é a presença de familiares e amigos como um “adicional” no pacote. Segundo a Travel Weekly 2016, este modelo de viagens cresceu 12% desde 2012. Este mesmo estudo mostrou que pessoas que investem em lazer durante viagens a trabalho elevam o negócio e aumentam a lealdade de quem consome seu produto. Ainda segundo a TRavel Weekly, 78% dos entrevistados afirmou que o sentimento é de recompensa quando dias de lazer são adicionados à viagens de trabalho.
Em uma outra pesquisa realizada pelo Booking, quase 80% dos brasileiros afirmaram que vêem nas viagens a trabalho uma excelente oportunidade para crescer pessoal e profissionalmente. Dentro desta mesma pesquisa, 61% dos profissionais concorda que o sucesso profissional passa por viagens, e usá-las como forma de atender melhor o cliente e aumentar seu know how (experiência) é a chave para um negócio de sucesso.
A Egencia , do grupo Expedia, também pesquisou este gênero de viagens e os dados foram surpreendentes: entre todos os países, o Brasil foi um dos que mais teve um aumento deste modelo: 25% adotou esta prática em suas viagens a trabalho. A expectativa é que este número aumente nos próximos anos.
Para melhor proveito desta experiência é importante que você realmente se envolva na viagem, se integre o máximo possível à comunidade local e absorva o maior número de experiências possíveis. Observar o hábito das pessoas durante o percurso e agregar o que for bom aos seus valores e à sua profissão, também enriquece a experiência. Outra coisa bacana é você ficar por dentro das notícias locais, se atualizando e, porque não, incluir valor regional ao seu trabalho.
É importante salientar que quando falamos em uma viagem a negócios com lazer, não precisa ser algo surreal, do outro lado do mundo. Pelo contrário. As possibilidades de expansão pessoal e profissional podem estar logo ali, em seu Estado vizinho. Agora que você entendeu como funciona a Bleisure, porque não começar a implementá-la no seu modelo de negócios? É só se organizar, deixar suas malas prontas e marcar a próxima viagem!
Tanara Fagundes para Brains Coworking