Ser criativo durante uma pandemia pode ser muito desafiador por diversos aspectos, principalmente pela sensibilidade que nós criativos temos que lidar, ainda mais vendo tragédias o dia inteiro no noticiário.
Esse texto não tem como objetivo projetar um novo estilo de vida que vai resolver seus problemas magicamente, e sim validar o que estamos sentindo. Produzir coisas incríveis durante uma crise mundial pode ser muito difícil e nós não podemos perder isso de vista. O que podemos fazer é buscar novas formas de manter nosso eu criativo vivo.
Quando não podemos sair na rua absorvendo novas cores, formatos e pontos de vista precisamos tentar fazer esse passeio de dentro de casa, olhando com novos olhos o que nos cerca e buscando novos cantos para crescer e admirar. Com o acesso a internet isso fica bem mais amplo dependendo da sua área de interesse.
Nesse momento precisamos ressignificar nossa criação drasticamente e lembrar que para ser criativo nós não precisamos estar produzindo o tempo todo. Às vezes mudar uma planta de lugar ou uma receita nova já é criatividade suficiente para o que estamos vivendo.
A criatividade aflora quando ela quer e nós precisamos trabalhar para abrir espaço pra ela, e buscar de forma orgânica coisas que nos inspiram, seja assistir uma temporada inteira de uma série em um dia só ou apenas um dia ocioso de reflexão, o importante agora é olhar pra si e o que te faz ver o mundo colorido. A criatividade é efeito colateral.
Francisca Bezerra
@studiogiven