Você já deve ter escutado a famosa frase: a primeira impressão é a que fica, e sim, definitivamente, ela diz tudo sobre uma pessoa. Várias pesquisas apontam que criamos uma definição de alguém nos trinta primeiros segundos e 55% disso é baseado na comunicação não verbal, ou seja, no nosso modo de se vestir.
Hoje, para ser um profissional HI-PROFILE, não basta só ser, tem que “parecer”. Não basta ser competente, é preciso projetar uma imagem convincente. Para construir uma marca pessoal que transmita credibilidade, o autoconhecimento é imprescindível. Por isso, é importante que você tenha em mente que sua imagem pessoal é seu cartão de visita.
Mas então, como fazer isso? Em primeiro lugar, é preciso conhecer mais sobre seu estilo, aquilo que te faz único(a)! Estilo é muito mais que uma maneira de se vestir, é a sua identidade. Ele reflete sua história, sua personalidade, suas escolhas, atitudes e gostos. É o seu modo de dizer ao mundo: “sou singular”.
Portanto, para definir sua imagem pessoal, aquela que vai fortalecer sua MARCA PESSOAL, são necessários alguns passos:
- O primeiro passo para uma imagem pessoal de poder é conhecer seu tipo físico. É dessa maneira que você ressaltará seus pontos fortes e disfarçará imperfeições.
- O segundo passo é conhecer seu estilo para transmitir sua mensagem ao mundo. São setes estilos universais: contemporâneo, clássico, esportivo, sexy, romântico, criativo e dramático. Nós sempre vamos nos identificar mais com um ou dois estilos.
- O terceiro é ter uma assinatura de estilo, ou seja, algo que as pessoas te reconheçam logo de cara. Como por exemplo, a Costanza Pascolato, famosa por sempre estar com seus óculos de sol, ou a Lady Gaga e seus looks diferentes.
- E por último, é necessário manter constância e frequência na sua imagem pessoal. Uma imagem só passa a ser marcante e de poder quando mantém um padrão e é isso que vai fazer com que as pessoas realmente se lembrem de você!
Somos muito visuais, por isso, criar uma identidade coerente e de alto impacto para sua marca pessoal fará com que você se destaque e potencialize ainda mais aquilo que você representa. Em razão disso, vale a pena contar com a ajuda de um profissional especializado que te ajude a traduzir quem você realmente é, através da sua imagem.
Por Maria Augusta Sant’Anna – Consultora e produtora de moda