Networking – Como fazer?

Home  » Blog

Brains Coworking

Todo mundo fala de networking, mas muita gente não sabe como criar uma rede importante de relacionamentos que de alguma forma te traga algo de volta. Isso pode ser uma ajuda no trabalho, um contato de um médico especialista, ou até uma oportunidade de negócio. Mas e ai? Como fazer isso?

Eu costumo falar que não é na igreja que você vai fazer networking. Não achem que sou contra religião, mas vamos para igreja, culto, etc, pra se conectar com Deus e muitas vezes após o culto levantamos e vamos embora. Eu bato na tecla que eventos sociais são maravilhosos para isso. Mas você tem que estar disposto a se conectar. E como estar disposto? Você tem que estar apto a conversar, falar com pessoas que nunca viu antes e assim iniciar uma conversa.

“Pronto, agora chegou na parte que eu menos sei!!! Como é que vou puxar uma conversa com alguém?!”

Existem milhões de maneiras de iniciar uma conversa, mas vou te contar o que eu faço. Geralmente, eu assisto o noticiário da manhã todos os dias antes de sair de casa, vejo como vai ser o clima da semana ou do final de semana, procuro até ver nos canais de notícia o que está rolando de quente no momento. Isso te dá assunto para várias rodas de conversas que você pode entrar. Ter conteúdo atual para te dar um início de conversa, que pode ser até sobre a chuva ou o sol pode te dar munição necessária para este inicio.

Política, futebol e religião é melhor deixar fora, pois pode criar uma inimizade. Mas economia, clima, fofocas, profissão e trabalho podem ser ótimos inícios de conversa. Já tentou? Experimente!

Agora que você já sabe uma das formas de conhecer pessoas novas, como manter ou se tornar importante para essas pessoas e assim criar the real thing? Pra manter um networking, você precisa usar e ser usado. Como assim? Para ser importante para alguém, você tem que ajudar de alguma forma, a regra inicial do networking, é ser útil, é ser lembrado por alguém. Quando esse alguém precisa de uma ajuda você precisa estar pronto para dar algo: um contato, uma indicação, um conselho, isso vai marcar as pessoas e vão fazer com que elas se lembrem de você. A melhor frase de filme que já vi na vida sobre networking foi em “O Poderoso Chefão I”, quando o Marlon Brando fala:

“Someday, and that day may never come, I will call upon you to do a service for me.”

É mais ou menos assim que funciona, você ajuda alguém e um dia, se esse dia vier, você pode precisar de uma ajuda, um contato ou qualquer outra coisa que precise e você deve ter alguém na sua agenda que resolva ou que conheça alguém que conhece alguém que vai te ajudar. Isso não tem preço, isso é networking. Sua agenda de telefone deve ser um ativo. Eu tentaria colocar preço na minha, mas acho que não tem preço que pague. Lembre-se, networking deve ser praticado todos os dias. E se tem um lugar massa para você começar, esse se chama coworking, pois tem varias pessoas que estão com a mesma mentalidade que você.

Não tentou ainda? Liga pro Brains e agende um day test, com certeza você vai anotar mais um numero na sua agenda!

Compartilhe nas redes

Veja outros artigos

Não encontrou o que buscava?

Entre em contato agora com nossa equipe de atendimento.

Fale Conosco