O que é marketing pessoal?

Home  » Blog

Se parte da sua marca envolve seu nome ou seus valores, então o marketing pessoal precisa ser explorado e bem desenvolvido por você. Mais do que investir no marketing da sua empresa, investir no marketing pessoal é pré requisito básico para alavancar seu negócio. Neste tipo de estratégia, o que vale é a forma como você faz seus clientes enxergarem você e, consequentemente, enxergarem a sua empresa. Através do MP você desenvolve um conjunto de técnicas que são responsáveis por agregar maior valor à sua imagem pessoal. É uma forma de se colocar em evidência diante de um mercado cada vez mais competitivo e impessoal.

Além de alavancar a forma como as pessoas (clientes e investidores) avaliam seu negócio, o marketing pessoal vem como ferramenta para desenvolver seu lado pessoal e transformar a forma como as pessoas te veem em algo mais atrativo. Dentre as características desenvolvidas por este tipo de desenvolvimento estão:

-> Possibilidade de criar e desenvolver networking (rede de relacionamentos)
-> Expandir sua capacidade de comunicação interpessoal
-> Desenvolver e trabalhar a timidez e a introspecção

Após entender as vantagens que o marketing pessoal pode te oferecer, vale ressaltar alguns questionamentos que ajudam a expandir e desenvolver positivamente seu negócio:

-> Você sabe que tipo de imagem está passando para seus consumidores e investidores?
-> Qual palavra te define?
-> Qual marca ou qual valor define seu negócio e em quem você se espelha profissionalmente?

A partir disso você consegue mudar e moldar sua forma de pensar e definir o rumo que sua empresa irá tomar. Além disso é possível definir os pilares do bom marketing pessoal e aplicá-los no seu desenvolvimento.Para facilitar, seguem abaixo alguns dos pilares mais necessários para desenvolver você e sua marca:

1. Defina um objetivo – Definir um objetivo é o pilar principal para desenvolver um bom marketing pessoal. Definindo aonde você quer chegar fica mais fácil desenhar os meios utilizados, os padrões e s referências pra se alcançar o objetivo final. Sem definir um objetivo claro como “onde” (você quer chegar), “quando” e “como”, fica impossível traçar metas e atingi-las.

2. Se comunique de forma eficaz – No mundo dos negócios, independente de você ser um profissional “fichado” ou ser o dono do seu negócio, é preciso saber se comunicar de maneira clara, passando a mensagem da forma mais precisa possível. A correria do mundo corporativo não nos permite, na maioria das vezes, despender tempo em conversas rasas, especialmente se seu objetivo for fechar negócios. É preciso saber transmitir suas ideias de forma eficiente e eficaz. O ritmo da conversa, o tom de voz, as gírias utilizadas… tudo isso diz muito sobre você, portanto, é preciso saber a hora de utilizá-los.

3. Seja persistente – Tudo nesta vida é definido por constância. Marketing pessoal não é algo que se aprende da noite pro dia, mas o importante é não desistir e estabelecer metas alcançáveis. Durante o percurso, fica fácil definir padrões e pegar o jeito do que funciona ou não para seu desenvolvimento pessoal e empresarial. É preciso ter resiliência, paciência e persistência.

E aí, pronto pra desenvolver suas melhores qualidades?

Tanara Fagundes para Brains Coworking

 

Compartilhe nas redes

Veja outros artigos

Não encontrou o que buscava?

Entre em contato agora com nossa equipe de atendimento.

Fale Conosco