O que é uma startup e quais as melhores cidades para começar uma

Home  » Blog

Em um universo onde é preciso se renovar constantemente para manter a “roda empreendedora” girando, uma ideia não pode mais se limitar a ser apenas isso: uma ideia. Cada vez mais é necessário inovar e buscar ir onde ninguém antes foi. Surfando neste onda, o século XXI trouxe para a sociedade um modelo novo de negócio: as famosas (e tão cobiçadas) startups. O conceito passa por diversas vertentes: há quem diga que startup é uma pequena empresa, no seu início. Outras apostam ainda que este modelo se define por ser a abertura de um negócio (normalmente por um público mais jovem) com um padrão considerável de qualidade a custos mínimos. Outras tantas ainda acreditam ser um grupo de pessoas que, trabalhando em um cenário de incertezas, cria um negócio altamente rentável e de fácil reprodução.

Independente de qual definição é escolhida, uma coisa é fato: as startups vieram pra ficar e se resumem em um modelo  palpável, facilmente maleável e que surfa na onda da ousadia. Procurando novos horizontes, tendo como base ideias inovadoras e pouco convencionais, e transformando o percurso (e sobretudo, o fim) em algo rentável e duradouro, o cenário de “incertezas” que gira em torno de uma startup faz com que o local escolhido para se abrir uma seja tão ousado e facilitador quanto a própria ideia por trás do projeto.

Neste contexto, esquece-se Vale do Silício ou até mesmo o paraíso americano. Pelo contrário: os melhores locais para começar este tipo de projeto são os mais ousados possíveis. Em um estudo publicado pela SeedStars World, empresa residente na Suiça e responsável por criar competições entre países “minoritários” para estimular a criação de ideias e negócios, foram definidas as principais cidades no mundo consideradas melhores para lançar uma startup. As cinco principais, você conhece a seguir:

1- Pequim (China): Após romper com um modelo de governo autoritário, a China virou um país extremamente rico e com infinitas possibilidades de acensão financeira. Um dos exemplos de notório sucesso no país é Pequim, a capital da China. Um dos lugares com o maior número de startups do mundo, a capital se une ainda a Shangai e Shenzen e formam o trio queridinho do pais, representando um verdadeiro oásis para jovens empresários.

2- Moscou (Rússia): Inaugurada há dez anos no país, a Fundação Skolkovo surgiu como uma iniciativa do governo russo para o fomento de ideia e criação de modelos de negócios. O local, que conta com pouco mais de 400 hectares, se transformou em uma área de tecnologia e hoje atrai pessoas do mundo inteiro que estão em busca de aprimoramento e desenvolvimento de seus negócios.

3- Bangalore (Índia): Com pouco mais de 3.500 startups, a Índia é o terceiro maior país em termos de tecnologia e a cidade de Bangalore é a capital no ramo. Em 2015 Bangalore possuía 28% das startups seguida por Nova Delhi, com 24% e Mumbai com 20%.

4- Londres (Inglaterra): Possuindo a sétima mais influente concentração de startups do mundo, a capital da Inglaterra se beneficia por ser o coração da Europa e também por ser facilmente estendida aos Estados Unidos. O modelo de negócio dos londrinos une tradição com inovação, o que permite uma combinação única na hora de criar (e gerenciar) projetos de startups.

5- Cracóvia (Polônia): Considerada uma das cidades mais bonitas da Europa, a cidade também é referência em inovação e possui um mercado vasto para startups. Tyler Crowley, um empresário notável do Vale do Silício, instigou, em um encontro do Startup Stage, a população presente a criar algo que os diferenciassem e os tornassem únicos na comunidade empreendedora. Neste encontro surgiu a hashtag #omgkrk e desde então, o mercado de startup da cidade ganhou seu espaço.

Como dá pra ver, são nos locais mais inusitados que as ideias surgem e são devidamente alimentadas. Seja como ou onde for, sempre há espaço para o novo e é justamente nisto – no novo – que surgem e são fomentados projetos capazes de mudar (literalmente) o mundo.

Tanara Fagundes para Brains Coworking

Compartilhe nas redes

Veja outros artigos

Não encontrou o que buscava?

Entre em contato agora com nossa equipe de atendimento.

Entrar em contato
1
Fale conosco!
Olá! Como podemos te ajudar?