Por muito tempo nos fizeram acreditar que a única forma de nos sentirmos realizados como pessoas é buscar pelo equilíbrio nos nossos diferentes papéis dentro do que chamamos de vida pessoal e vida profissional.
E qual está sendo o resultado atual dessa busca incessante? Ansiedade.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil é líder em população ansiosa, sendo mais de 18,6 milhões de pessoas convivendo com o transtorno.
Então, preciso te dizer: nada alcança o equilíbrio absoluto. Nada. Não importa quão imperceptível possa ser, o que parece um estado de equilíbrio é na verdade algo completamente diferente: o ato de balancear-se.
Uma “vida equilibrada” é um mito, um conceito enganador que muitos aceitam como objetivo válido e conquistável, sem parar para pensar na questão.
Ouvimos tanto falar em equilíbrio que automaticamente acreditamos ser ele exatamente o que deveríamos procurar. Mas não é. É o propósito, a visão e o impacto que constroem uma vida de sucesso.
Se você é um realizador dentro de uma empresa ou como um empreendedor ao buscá-los, com muita certeza, viverá uma vida desequilibrada, cruzando repetidamente uma linha divisória invisível conforme persegue suas prioridades.
Resultados extraordinários requerem atenção focada e tempo. O tempo gasto com uma coisa significa tempo perdido para outra, o que torna o equilíbrio impossível.
Desejar o equilíbrio faz sentido. Porém, se você pensa nele como um ponto central entre dois pontos, então o desequilíbrio ocorre quando você se afasta desse ponto. Fique muito longe do centro e estará vivendo nos extremos. O problema em viver no centro é que você estará impedido de se comprometer com qualquer coisa.
Na tentativa de cuidar de todas as coisas, tudo acaba feito de qualquer jeito, e nenhuma obrigação é cumprida. Parece familiar? Com certeza sim!
Não existe certo e nem errado. Saber exatamente quando buscar o centro e quando buscar os extremos é, em essência, o verdadeiro princípio da realização.
Resultados extraordinários são alcançados por essa negociação com nosso tempo. Mas saiba de uma coisa: a mágica acontece nos extremos! E não sou apenas eu dizendo isso, são os inúmeros exemplos reais de profissionais e empreendedores através das suas histórias de dedicação e superação.
Quando dizemos que perdemos o equilíbrio, estamos, em geral, nos referindo a ideia de que algumas prioridades – coisas que importam para nós – estão sendo deixadas de lado. O problema é que, quando você foca no que é realmente importante, algo sempre parece que está sendo deixado de lado. Não importa o quanto você tente, sempre haverá coisas por fazer no fim do dia, da semana, do mês, do ano, e da vida.
Tentar fazer tudo é uma furada. Quando as coisas que importam mais são concluídas, você ainda vai sentir que há coisas por fazer, o que traz, de fato, uma sensação de desequilíbrio.
Deixar algumas coisas por fazer é um preço a se pagar para ter resultados incríveis, mas não dá para deixar tudo por fazer, é aí que entra o balanço.
A ideia de balancear é que você nunca vai longe demais, a ponto de não conseguir encontrar o caminho de volta, nem fica lá a ponto de que não exista nada esperando por você quando retornar.
No mundo do sucesso profissional, não se trata de quanto tempo extra você dedica; o ingrediente-chave é no que foca esse tempo. Para conquistar um resultado incrível, você tem de escolher o que mais importa e dedicar-se todo o tempo necessário a realizá-lo. Isso requer ficar extremamente fora do equilíbrio em relação a outras questões do trabalho, com apenas um balanço eventual para atender outras coisas.
Já na vida pessoal, estar consciente de suas ações é o ingrediente essencial. Estar ciente de seu espírito e de seu corpo, ciente da sua família e de seus amigos, ciente de suas necessidades pessoais, pois nada disso pode ser sacrificado se você pretende “ter uma vida”.
Dessa forma, você não pode jamais esquecer sua vida pessoal por causa do trabalho, nem trocar um pelo outro. É possível alternar rapidamente entre ambos, e até combinar atividades em torno deles, mas não se pode jamais negligenciar nenhum dos dois por muito tempo. Sua vida requer um balanço rígido.
Substitua a palavra “equilibrado” por “balanceado” e tudo fará mais sentido pois as coisas que acreditamos terem equilíbrio estão, na verdade, balanceadas.
Há um mundo cheio de oportunidades na sua volta, aproveite-o. E lembre-se sempre que, para que coisas incríveis aconteçam com você, é preciso Fazer Acontecer!
Sebastian Bonhomme.